Avaliação Neuropsicológica

Domingos Junior Rodrigues dos Santos

 

 

A neuropsicologia é a ciência que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano (Luria, 1981).É um campo do conhecimento interessado em estabelecer as relações existentes entre o cérebro e o comportamento, tanto nas condições normais quanto nas patológicas.

  • O neuropsicólogo atua, principalmente, na avaliação (exame neuropsicológico) e no tratamento (reabilitação neuropsicológica) das conseqüências de disfunções do sistema nervoso. Essas disfunções podem estar relacionadas ao desenvolvimento anormal do sistema nervoso (por exemplo: transtorno de déficit de atenção hiperatividade, esquizofrenia, dislexia) ou ser adquiridas ao longo da vida (p.ex., traumatismo cranoencefálico, acidente vascular cerebral, demências Infecções do sistema nervoso (ex.: HIV, meningite, encefalite, doença de Creutzfeldt-Jakob); quadros epilépticos; efeitos de doenças e tratamentos médicos; efeitos de substâncias tóxicas e abuso de drogas.

 

Objetivos da Avaliação Neuropsicológica

O objetivo geral é de identificação de déficits e sua gravidade. Determinações de como eles afetam o funcionamento geral do indivíduo. Entre outros objetivos:

  1. Auxilio diagnóstico: o exame é solicitado para fornecer subsídios para identificação e a delimitação de quadros que têm manifestações muito semelhantes ou passiveis de serem confundidas.

  2. Prognóstico: depois do diagnostico feito estabelece o curso da evolução e o impacto que tal desordem terá a longo prazo.

  3. Orientação para tratamento: ao estabelecer a relação entre o comportamento e patologia, a avaliação neuropsicológica não só delimita as áreas de disfunção, mas também estabelece as hierarquias e a dinâmica das desordens em estudo.

  4. Auxilio para planejamento da reabilitação: Pacientes psiquiátricos, neurológicos e neuropsiquiátricos podem apresentar déficits cognitivos e instrumentais que repercutem na socialização.

  5. Seleção de pacientes para técnicas especiais: A análise fina de funções permite separar subgrupos de pacientes de uma mesma patologia, possibilitando uma triagem especifica de pacientes para um procedimento cirúrgico ou tratamento medicamentoso.

  6. Perícia: Auxilia a tomada de decisão que os profissionais da área do direito precisam fazer em uma determinada questão legal.